O Brasil está cheio de oportunidades para criar um portfólio de monitoramento

oportunidades-monitoramento-brasil-home-groover

 

 

Quando comecei a trabalhar com monitoramento eu sentia que precisava botar em prática o que estava estudando e criar um portfólio do meu trabalho. Contudo, o que eu estava realizando para os clientes não podiam sair da agência. Foi aí que resolvi buscar oportunidades de monitoramento fora das quatro paredes do meu emprego.

 

O que monitorar para criar um portfólio?

 

O país é cheio de eventos com ligações importantes com as cidades. O Boi-Bumbá no Maranhão e a Festa de Parintins no Amazonas são exemplos. Essas manifestações movimentam milhões em turismo para as cidades. Porque não usar essa importância e monitorar o que as pessoas falam?

Cada manifestação desse porte possui particularidades que podem ser analisadas caso você não consiga mensurá-la na sua totalidade. Ao criar meu primeiro estudo para o portfólio analisei os check-ins feitos na venue do Foursquare do estádio Mané Garrincha. Na ocasião era abertura da Copa das Confederações. Analisar essa mídia me permitia tirar informações relevantes sobre o evento e poder trabalhar com uma quantidade possível de dados.

A jornalista Ana Célia Costa também aproveitou um evento em sua região para criar portfólio. Ela analisou os comentários feitos nas redes sociais durante o festival de Parintins. O resultado do estudo foi compartilhado no blog do Scup proporcionando ampliação do trabalho da jornalista.

 

 

E se em minha cidade não tiver eventos com essas características?

 

Você não precisa ficar preso a eventos ou manifestações culturais. Você pode buscar acontecimentos que sejam importantes para aos cidadãos como, por exemplo, greves de categorias ou aprovação de leis.

A agência Yaya Comunicação monitorou a repercussão nas redes sociais da Greve da polícia militar em Salvador. O Resultado da analise foi entregue em forma de infográfico para a sociedade.

 

infografico-greve-1.redimensionado

 

Quais as outras vantagens que eu posso ter ao analisar estes eventos?

Um estudo sobre a repercussão nas mídias sociais de um evento na cidade pode ser pauta na imprensa, aproximar o seu trabalho junto a entidades empresariais ou governo, além de poder ser usado em pesquisas acadêmicas.

Você estará entregando algo de valor para uma comunidade que necessita de informação, principalmente para a imprensa local que pode gerar mídia espontânea com os dados coletados.

Em Belém há o Círio de Nazaré, procissão que leva todos os anos mais dois milhões de pessoas as ruas. É maior manifestação religiosa da Amazônia e conhecida por ser o Natal dos paraenses. Todos os anos várias entidades divulgam os dados do Círio, contudo não havia nada que mostrasse o que as pessoas falavam sobre o evento nas redes sociais. Foi esta lacuna que serviu como oportunidade para monitorar o que falavam sobre o Círio.

Para darmos conta dos dados e ainda ser relevante, eu e o Artur (editor do blog) monitoramos o que falavam sobre o evento no Instagram. Após os dados coletados mandamos o resultado para a secretaria de turismo do estado. Foi o ponta pé para posicionar nosso trabalho em Belém.

 

 

A mesma tática pode ser usada na sua cidade.

(Visited 613 times, 1 visits today)

Publicitário, Analista de Monitoramento em Belém, embaixador da @Hootsuite_BR, editor do @camisa_nova e não consegue ficar um dia sem ouvir o som das métricas.

Compartilhe!

Um comentário sobre “O Brasil está cheio de oportunidades para criar um portfólio de monitoramento

Deixe uma resposta