Como extrair em Excel os dados do Iconosquare?

homem-groover-iconosquare

De acordo com a pesquisa que mostra o Perfil do Profissional de Monitoramento e Métricas no Brasil, realizada pelo Junior Siri, o Iconosquare está entre as 30 ferramentas mais citadas pelos profissionais de monitoramento. Ela nos mostra vários dados das contas dos clientes no Instagram como, por exemplo, o crescimento de seguidores e a imagem mais curtida.

Até pouco tempo esses dados estavam restritos apenas para visualizações no próprio site da ferramenta. Tínhamos que coletar manualmente se quisemos tê-los em uma planilha.

Contudo, o Iconosquare liberou uma funcionalidade beta para possamos fazer o download em Excel dos dados mensais das contas dos clientes.

Quais dados eles entregam?

A planilha nos mostra o desempenho do nosso perfil no Instagram. Ainda compara com com o mês anterior para você saber se houve ou não evolução no seu trabalho.

Os dados entregues são:

 

 

grafico-iconosquare-homem-groover

 

Particularidades que você precisa saber

Por se tratar de uma funcionalidade beta você não poderá resgatar os dados de um período muito longo como, por exemplo, todo histórico de 2014. o Iconosquare me disponibilizou apenas os dados de março de 2014 em diante.
Se o cliente pedir um relatório anual, e você assumiu a conta agora, terá que explicar essa particularidade para ele.

A funcionalidade ainda não está liberada para todas a contas. Entre todos o meus clientes somente um estava liberada essa opção. Os demais ainda não possuem a área de download. Acredito que seja por conta de ser uma funcionalidade beta e estejam testando em alguns perfis.

Você também precisa saber que os dados só estarão disponíveis a partir do dia 30 do mês vigente. Se você começar o trabalho no dia 15 terá que esperar o mês acabar para coletar o resultado. Contudo os meses anteriores estarão disponíveis.

Como baixar em Excel os dados do Iconosquare?

Para fazer o download você vai executar quatro passos simples.

1 – logar no site com a sua senha e login do Instagram

 

baixar-excel-iconosquare-homem-groover-4

2 – clicar em statistics na aba superior

 

baixar-excel-iconosquare-homem-groover-1

3 – clicar em XLS Reporte na coluna esquerda

 

baixar-excel-iconosquare-homem-groover-2

4 – Escolher o mês que deseja visualizar os dados

 

baixar-excel-iconosquare-homem-groover-3

 

Imagem: Freepik

(Visited 961 times, 1 visits today)

Publicitário, Analista de Monitoramento em Belém, embaixador da @Hootsuite_BR, editor do @camisa_nova e não consegue ficar um dia sem ouvir o som das métricas.

Compartilhe!

5 comentários sobre “Como extrair em Excel os dados do Iconosquare?

    1. Larissa, já reviramos o blog do Iconosquare e a área de suporte deles e não há informações de quando irão abrir para os demais usuários.
      Como dissemos no post esta funcionalidade está liberada apenas para algumas contas. O que sabemos é que está aberto para quem tem um número expressivo de seguidores.
      Só nos resta esperar!

Deixe uma resposta