Planilha de evolução da página no Facebook

planilha_face

ATUALIZAÇÃO: CRIAMOS UMA NOVA PLANILHA. ver novo post»

Uma das grandes dificuldades de quem está iniciando no mundo das métricas das mídias sociais é a elaboração de planilhas e relatórios para apresentação do desempenho de seus perfis nas redes sociais. Pensando nisso o Homem Groover iniciará com este post uma série de planilhas voltadas para os iniciantes. Hoje começo com uma planilha para acompanhar mês a mês o desempenho da sua Página no Facebook .

Nessa planilha o analista de monitoramento poderá em poucos minutos ter acesso à evolução mês a mês e diária do total de fãs (incluindo novos likes e dislikes), total de pessoas engajadas (alcance, engajamento, falando sobre, cliques) e o TOP 03 das postagens do ano e de cada mês.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Ficou interessado na planilha? Trocamos pelo preço amigável, um contato para envio de nossa newsletter com conteúdos relacionados à monitoramento e métricas de mídias sociais. Topa? Então preencha os campos abaixo.

* indicates required






Como usar a planilha:

1 -Ao baixar as planilhas, recomendo salvar uma cópia com o nome de sua empresa e o ano do qual serão obtidos os dados para manter os modelos intactos para o uso em outras páginas.

salvar_como

2- Planilha copiada, iremos baixar os dados que precisamos do Facebook. Acesse a parte de informações de sua página e clique no botão “Exportar” localizado entre publicações e Configurações.

menu_exportar

3 – Primeiro iremos baixar os dados da página. Selecione o período de 01 de janeiro a 31 de janeiro de 2015, dê OK, confirme o período e clique em exportar dados.
Dica: Renomeie o arquivo, pois depois terá que baixar dos outros meses.

 

selecionar_periodo

exportar_dados

renomear_planilha

 

Sua pasta nesse momento deverá conter estes arquivos:

arquivos_ate_janeiro

Os modelos baixados pelo site, o arquivo principal renomeado e o arquivo com os dados de janeiro da página.

4 – Abra o arquivo recém-baixado (referente aos dados da página de janeiro), selecione todo o conteúdo da primeira aba (Métricas principais) e copie.
Dica: Ctrl+T e depois Ctrl+C

selecionar_e_copiar

5- Abra o arquivo referente ao relatório (renomeado na etapa 01), selecione a célula A1 da aba “page-01” e cole o conteúdo.

escolher_page01

selecionar_celula_A1

6 -Iremos agora baixar os dados de publicações de janeiro. Volte a função de exportar do Facebook, só que dessa vez irá selecionar Dados da publicação em Tipo de dados. Na hora de salvar, além de incluir o mês de janeiro no nome, informe que se refere aos posts.

dados_da_publicacao

dados_da_publicacao_janeiro

renomear-planilha-post

 

Agora sua pasta de arquivos deve estar assim:

arquivos-incluindo-posts

7- Assim como nos dados da página iremos copiar uma aba inteira dos dados dos posts, só que desta vez, não será a primeira aba “Métricas principais”, e sim a segunda aba “Vitalício Falando sobre isto…”. Selecione todo o conteúdo e copie.
Dica: Ctrl+T e depois Ctrl+C

posts_aba_02

 

8- Abra o arquivo referente ao relatório (renomeado na etapa 01), selecione a célula A1 da aba “post-01” e cole o conteúdo.

escolher_page01

selecionar_celula_A1

Dicas extras:

Quando você cria um evento, o Facebook cria uma coluna extra denominada “Outros” na planilha de posts, ela não serve para as fórmulas que criei e altera o resultado final do TOP3, então delete a coluna sem medo. E quando nenhum post do mês tem comentários ou compartilhamentos o Facebook não acrescenta a coluna referente a esses dados, então terá que criar manualmente, pois precisa das 03 colunas para funcionar o TOP3 e onde não tiver informação, acrescente o valor “0” (zero), espaços em branco não funcionam nas fórmulas do TOP3.

coluna_a_mais

9 – Refaça o processo com fevereiro, março.., copiando cada mês para sua aba correspondente. Feito isso abra a aba Mensal e visualize os gráficos.

Vocês podem imprimir ou gerar um pdf da aba “Mensal” para entregar aos clientes ou superiores, troque a logo e URL do homemgroover pelas suas.

ATUALIZAÇÃO: CRIAMOS UMA NOVA PLANILHA. ver novo post»

(Visited 3.319 times, 1 visits today)

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Multimídia Consultoria e Treinamentos em Marketing Digital

Compartilhe!

21 comentários sobre “Planilha de evolução da página no Facebook

  1. Cara, parabéns pelo material, é fantástico. Vai ajudar muito no trabalho aqui. Só queria deixar uma observação que no Office 2013 o atalho para copiar tudo é CTRL + A.

  2. Ola Boa Tarde,

    Primeiramente, muito obrigado pelo conteúdo, de altíssimo nível!

    Tenho uma dúvida, eu copio as informações de página e colo na aba “page 01” e na célula “A1”, depois copio as informações de post e colo em page 01 na célula A1 novamente? Copia em cima do outro, é isso mesmo?

    1. Oi Renato!

      Não precisa copiar e colar em cima da mesma aba.
      Após colar os dados na da página na “celula A1” da aba “Page 01” você irá colocar os dados das postagens na “celula A1” da aba “post 01” e assim sucessivamente.
      Dessa forma você poderá obter os dados de cada mês da sua página.

  3. Olá! Achei fantástica essa planilha. Me ajudou muito, os dados nos gráficos realçam ainda mais os resultados. Apenas uma dúvida, em relação à TOP3, os números de curtidas, compartilhamentos e comentários da planilha não condizem com os do post. Será que estou fazendo algo de errado? Obrigada.

    1. Valeria Obrigado pelos elogios.
      Sobre o número de curtidas, imagino duas possibilidades:
      1- Se você estiver comparando com o número de curtidas, compartilhamentos e comentários visualizados no Facebook, serão menor, pois os dados da planilha são do dia que você baixou o arquivo do FB.
      2- Caso você tenha publicado algum evento no período e/ou todas as publicações não tenha recebido pelo menos uma curtidas, compartilhamento e comentário a ordem das colunas ficará errada e o gráfico também. Ver na dica extra.

    1. Oi Pedramada! Mil perdões por não ter respondido antes, fizemos uma pausa no projeto. Retornamos o projeto hoje e estamos fazendo uma revisão geral nos comentários. Imagino que já encontrou a resposta, mas é uma pergunta interessante e vamos responder, pois pode ser útil para outras pessoas.

      A diferença está nos cliques.

      O “pessoas falando” refere-se a curtida da página, publicação na TL da página, curtidas, comentários, compartilhamentos, interações com eventos, menções nas páginas, marcação de fotos e checkin no local.

      O “Engajamento” inclui tudo do “pessoas falando” + cliques nas imagens ou nos links.

  4. Primeiramente gostaria de parabenizar pelo ótimo trabalho.
    Agora os problemas rs…. na consolidação dos dados de março a planilha não esta trazendo os dados de TOP 3, apenas desse mês, já adicionei os campos vazios com 0 e mesmo assim nesse mês da erro, “Mover ou excluir células causou uma referencia”.
    Agradeço desde já.

    1. Oi Junior, como respondemos para os demais, o Facebook inclui uma nova coluna na planilha exportada por ele e por isso as formulas não estão funcionando, iremos publicar uma nova planilha corrigida no dia 23 de maio.

  5. Olá, parabéns pela planilha… Excelente.
    Uma dúvida.
    As informações de “Falando Sobre” não estão aparecendo no primeiros meses.
    Alguma dica?

    Abraços

    1. Notamos que alguns tópicos em alguns meses estavam incompletos, estamos elaborando uma nova planilha que será postada no blog na segunda, dia 23 de maio.

  6. Olá, fui tentar usar a planilha e não consegui porque o facebook atualizou o formato e quando incluímos nessa planilha acaba não funcionando. Vocês tem previsão de atualização para adaptar ao novo formato?

  7. Boa Tarde José, em primeiro lugar agradeço pelo material disponibilizado. Alguns campos não funcionam ou foram trocados: TOP 3 Anual – Like/Share/Comments ele puxa os dados como Comment/Like/Share. Ainda no mesmo tópico: Data – somente do primeiro comentário vem correta demais ele não puxa a data correta. Campo Comment (que deveria ser share): não puxa o valor. Como consigo corrigir esses detalhes? Você pode me ajudar? Agradeço.

    1. O Facebook inclui uma nova coluna na planilha exportada por eles, por isso as formulas não estão funcionando. Estamos elaborando uma nova planilha que será postada no blog na segunda, dia 23 de maio.

  8. não tem pro google drive? pergunto pois pode haver empresas que nao permitem a utilização do de download de arquivos

Deixe uma resposta