Facebook: Baixe agora uma planilha para facilitar o seu relatório mensal!

planilha_mensal_fb

Em março de 2015 disponibilizamos aqui no blog uma planilha para acompanhar a evolução da página no Facebook durante um ano. Tivemos vários feedback de empresas que começaram a utilizar a planilha, alguns positivos, outros negativos e algumas sugestões. Neste meio tempo o Facebook incluiu novas colunas no arquivo de exportação que ocasionou na quebra de algumas formulas.

Observando isso, elaboramos uma nova planilha, agora apenas com dados do mês, assim fica mais fácil para corrigir as formulas quando o Facebook alterar suas planilhas. Nesta nova planilha foi adicionado alguns dados como alcance orgânico x alcance pago, percentual de crescimento, percentual de engajamentos, entre outros.

BAIXAR

 

Como usar a planilha:

1 -Ao baixar a planilha do blog HG, recomendo criar uma pasta para cada mês e salvar uma cópia da planilha dentro desta pasta para manter o modelo intacto para o uso em outros meses.

1-mes

2- Planilha copiada, iremos baixar os dados que precisamos do Facebook para dentro da nova pasta (referente ao mês do qual será gerado o relatório). Acesse a parte de informações de sua página e clique no botão “Exportar” localizado abaixo do link de ajuda.

2-exportar

 

3 – Primeiro iremos baixar os dados da página. Selecione o período de 01 de abril a 30 de abril de 2016, dê OK, confirme o período e clique em exportar dados.

Obs: Não precisa renomear o arquivo, pois cada mês estará em uma pasta diferente. 

 

3-exportar-dados-pagina

 

Sua pasta nesse momento deverá conter estes arquivos:

4- aqruivos na pasta

Os modelos baixados pelo site e o arquivo com os dados de abril da página.

4 – Abra o arquivo recém-baixado (referente aos dados da página de janeiro), selecione todo o conteúdo da primeira aba (Métricas principais) e copie.
Dica: Ctrl+T e depois Ctrl+C

selecionar_e_copiar

5- Abra o arquivo referente ao relatório (copiado na etapa 01), selecione a célula A1 da aba “Key metrics” e cole o conteúdo.

5- menus key metrics

selecionar_celula_A1

6 -Iremos agora baixar os dados de publicações de abril. Volte a função de exportar do Facebook, só que dessa vez irá selecionar Dados da publicação em Tipo de dados. Na hora de salvar, além de incluir o mês de janeiro no nome, informe que se refere aos posts.

6-exportar-dados-posts

Agora sua pasta de arquivos deve estar assim:

7 -arquivos na pasta

7- Assim como nos dados da página iremos copiar uma aba inteira dos dados dos posts, só que desta vez, não será a primeira aba “Key metrics”, e sim a terceira a aba “Lifetime Post Stories by act…”. Selecione todo o conteúdo e copie.
Dica: Ctrl+T e depois Ctrl+C

8 - copiar a terceria

8- Abra o arquivo referente ao relatório (copiada na etapa 01), selecione a célula A1 da aba aba “Lifetime Post Stories by act…” e cole o conteúdo.

9 - copiar para ca

selecionar_celula_A1

Dicas extras:

Quando você cria um evento, o Facebook cria uma coluna extra denominada “Outros” na planilha de posts, ela não serve para as fórmulas que criei e altera o resultado final do TOP3, então delete a coluna sem medo. E quando nenhum post do mês tem comentários ou compartilhamentos o Facebook não acrescenta a coluna referente a esses dados, então terá que criar manualmente, pois precisa das 03 colunas para funcionar o TOP3 e onde não tiver informação, acrescente o valor “0” (zero), espaços em branco não funcionam nas fórmulas do TOP3.

Faça isso na planilha exportada, antes de copiar para a planilha modelo.

coluna_a_mais

Você pode fazer esta substituição automática em todos os campos em branco, quando estiver na aba Lifetime Post Stories by act…” clique no botão “Substituir” localizado no canto superior direito dentro de “Localizar e Selecionar”.

substituir

Deixe o campo “localizar” em branco e digite 0 (zero) no campo “substituir por”, depois clique em “substituir tudo”, o primeiro da esquerda para direita. Pronto todos os campos vazios serão substituídos por zero.

substituir2

 

9 – Visualize os gráficos e coloque as suas análises.

Vocês podem imprimir ou gerar um pdf da aba “Mensal” para entregar aos clientes ou superiores, troque a logo e URL do homemgroover pelas suas.

Dúvidas? Comente.

 

(Visited 3.064 times, 1 visits today)

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Multimídia Consultoria e Treinamentos em Marketing Digital

Compartilhe!

18 comentários sobre “Facebook: Baixe agora uma planilha para facilitar o seu relatório mensal!

  1. Olá, tudo bem? Super adorei a atualização da planilha. Parabéns pelo trabalho.
    Só uma coisa, os TOP 3 não funcionou pra mim, mesmo eu trocando os vazios por zero.

    1. Oi Larissa, no mês que você está baixando foi realizado algum evento? Se sim, deve ter sido incluso uma coluna adicional. Teve algum tipo de interação que não teve nenhum resultado, exemplo: sem comentários ou compartilhamentos, pois quando a página não teve nenhum compartilhamento o Facebook não cria a coluna. Tem que ter as 03 colunas e na ordem: comments (j), like (k) e share (l).

  2. Cara! Teria como você disponibilizar um Download com os dados já feitos? Pois aqui o TOP3 tambem não funcionou e tenho receio que seja por causa da Planilha do Facebook que pode ter alterado algo, que tendo uma preenchida e comparando conseguimos ver certinho onde é o erro. O que acha?

    1. Vou separar os dados de uma das minhas páginas e já posto.
      Tenta também substituir os espaços em brancos com a função substituir:
      Na planilha final, já com os dados copiados, em “Lifetime Post Stories by act… ” Vá em Localizar e substituir > substituir >
      Deixe localizar em branco e no campo substituir coloque um zero.

        1. Vinicius refiz o teste com outra página e funcionou, deve ser algo com a sua página.
          Aceitei o seu convite no Facebook, podemos conversar por lá.

  3. Artur, muito bom este modelo, obrigada! 🙂

    Você sabe me dizer se posso usá-lo com Libre Office?
    E no Google Drive? (Tentei subir para o Drive e inserir os dados, mas o gráfico de resultados do mês deu erro – Invalid Range.

    Sabe algo sobre isso?

    1. Oi Mariana,
      Obrigado. Que bom que gostou.
      No Google Drive e no Libre Office há diferenças em algumas formulas e as vezes dá erro no gráfico.
      Vou estudar estas diferenças para elaborar uma versão para drive e outra para Libre office.
      Quando estiverem prontas te aviso.

    1. Oi Kelly, reparamos que muitas pessoas estão com dificuldades em corrigir os campos zerados na aba de postagens, então incluímos no final do post como fazer para substituir todos os campos vazios de forma automática na planilha.

  4. A Planilha ainda está atualizada? Pergunto porque sempre usei e agora ela não está mais funcionando. Acho que o facebook atualizou algo.

    1. Oi Roberta, reparamos que muitas pessoas estão com dificuldades em corrigir os campos zerados na aba de postagens, então incluímos no final do post como fazer para substituir todos os campos vazios de forma automática na planilha.

  5. Olá, tudo bem? Então, acho que o Facebook fez alguma atualização novamente, porque a parte das postagens não funciona mais. Não aparece na planilha.

    1. Oi Larissa, reparamos que muitas pessoas estão com dificuldades em corrigir os campos zerados na aba de postagens, então incluímos no final do post como fazer para substituir todos os campos vazios de forma automática na planilha.

  6. Pessoal, eu também estava com dificuldades, pois colocava os zeros nos campos vazios, copiava tudo e ainda assim não funcionava.
    Então vi que a planilha que baixamos do Facebook tem varias abas. Temos que baixar a planilha “Layout antigo” e copiar as informações da aba “Vitalício histórias de publicação” (sem esquecer de colocar os zeros nos espaços em branco).
    Espero que tenha ajudado

Deixe uma resposta